RETA FINAL: última semana para entrar na Escola de Cadetes do Ar! Veja como se candidatar

Essa é a sua chance de se tornar um futuro piloto da Força Aérea Brasileira.

Atenção jovens com idade entre 14 e 18 anos! Ainda dá tempo de se candidatar para o Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) para o ano de 2025.

As inscrições terminam na próxima segunda-feira, dia 25 de março, e devem ser realizadas diretamente pelo site da Força Aérea Brasileira.

Serão oferecidas 130 vagas para candidatos que possuem, além da idade, o ensino fundamental.

Isso porque o objetivo do CPCAR é formar os novos alunos no ensino médio, com base em um currículo que abrange os conteúdos do Sistema Nacional de Ensino, mas também traz instruções nos Campos Geral e Militar.

Faz parte ainda dos requisitos ser brasileiro, voluntário e não possuir dependentes ou ser casado ou ter relação estável, uma vez que essa condição é incompatível com o regime exigido de internato, de dedicação exclusiva e de disponibilidade permanente peculiar à carreira militar.

As praças especiais que contraírem matrimônio serão excluídas do serviço ativo, sem direito a qualquer remuneração ou indenização.

A altura do candidato é outro requisito exigido no edital.

O CPCAR exige que o candidato comprove estatura mínima de 1,64m e máxima de 1,87m, bem como, apresentarem altura sentada máxima de 97,4 cm e mínima de 85,1 cm.

A distância nádega/joelho deve ser de no máximo de 65,2 cm e mínima de 55,1 cm. Em relação ao peso, o candidato deve estar entre o máximo de 93,53 kg e mínimo de 58,65 kg, os quais são exigidos pelo fabricante da cadeira de ejeção que equipa a aeronave T-27 Tucano, utilizada na Instrução de Voo da AFA.

Vale destacar que durante o curso, o aluno é militar da ativa.

Ao concluir o curso, o aluno recebe o diploma de conclusão do ensino médio e do próprio CPCAR, podendo concorrer para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores – CFOAV, da Academia da Força Aérea – AFA.

 

Etapas de seleção

Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de provas escritas, com conteúdos sobre língua portuguesa, língua inglesa, matemática e redação.

Fora isso, os candidatos também passarão por inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação de condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental.

A prova objetiva está prevista para o dia 23 de junho de 2024.

Para maiores informações acesse o edital abaixo:

 

 

Por Revista Sociedade Militar