Os policiais foram chamados à casa de repouso Yallambee Lodge em Cooma, em Nova Gales do Sul, após relatos de que Clare Nowland, de 95 anos, portava uma faca.
O caso provocou protestos, com críticas de resposta desproporcional por parte dos agentes.
O chefe da polícia de New South Wales disse que uma investigação está em curso.
Nowland foi considerada “armada” com uma faca de cozinha na casa de repouso — que fica na cidade de Cooma, cerca de 114 km ao sul de Canberra — nas primeiras horas da manhã de quarta-feira (17/5), disse o comissário de polícia assistente Peter Cotter.
Dois policiais e funcionários da casa de repouso tentaram resolver a situação. A idosa se aproximou lentamente da polícia e foi atingida com uma arma de choque.
“Ela usava um andador de idosos. Mas ela tinha uma faca”, disse o policial.
Um amigo da família, Andrew Thaler, afirmou que Nowland foi atingida duas vezes — no peito e nas costas — antes de cair, sofrendo uma fratura no crânio e uma grave hemorragia cerebral.
A família da idosa já está de luto, pois não acredita que ela vá conseguir sobreviver, disse ele à BBC News.
“A família está chocada, confusa… e a comunidade está indignada”, disse. “Como isso pode acontecer? Como você explica esse nível de força? É um absurdo.”
Thaler disse que Nowland prestava grandes serviços à comunidade e à igreja e é vista com muito carinho por muitas pessoas.
Em 2008, quando completou 80 anos, ela foi tema de uma reportagem de TV ao saltar de paraquedas em Canberra.
Grupos comunitários — como o Conselho de Liberdades Civis e Pessoas com Deficiência da Austrália — criticaram a resposta da polícia.
“Ou ela é uma mulher de 95 anos muito ágil, em forma, rápida e intimidadora, ou há uma péssima avaliação por parte dos policiais”, disse a presidente da entidade, Nicole Lee, à Australian Broadcasting Corporation (ABC).
“Ela precisava de alguém que a tratasse com compaixão e tempo, não com armas de choque.”
A polícia de NSW disse que a investigação está sendo tratada com “a maior seriedade”.
“Eu entendo e compartilho as preocupações da comunidade”, disse a comissária Karen Webb.
O policial envolvido, que teria 12 anos de experiência, não foi suspenso, mas foi retirado do serviço ativo. Ele será ouvido como parte da investigação, que inclui o departamento de homicídios.
“Nenhum oficial, nenhum de nós, está acima da lei”, disse Cotter. “Todas as nossas ações serão examinadas de forma robusta também do ponto de vista criminal.”
A casa de repouso, administrada pelo Conselho Regional de Snowy Monaro, disse que seus funcionários agiram corretamente. A equipe seguiu os procedimentos e fez o que era necessário nas circunstâncias, disse o chefe de operações do conselho, Jeff Morgan, à imprensa local.
O Yallambee Lodge foi inaugurado em 1995 e cuida de residentes com “necessidades maiores”, de acordo com seu site.
Nowland mora na casa há mais de cinco anos, informou a ABC.
Créditos: BBC News Brasil