NOTA DE REPÚDIO

A Associação dos Oficiais da Polícia Militar de Mato Grosso (ASSOF) repudia com veemência as falas e atitudes do Deputado Wilson Santos em relação à ação de reintegração de posse no contorno leste em Cuiabá-MT.

As ameaças do Deputado às promoções de Oficiais demonstram total desconhecimento da legislação e dos princípios que regem a carreira militar. A ASSOF defende o processo legal e transparente de promoções, baseado em critérios objetivos e meritocráticos.

A Polícia Militar possui procedimentos e orientações internos para que a as ações de reintegração de posse sejam pautadas pela técnica, diálogo e uso progressivo da força, priorizando a segurança de todos os envolvidos. Ainda, eventuais excessos ficam sujeitos à apuração rigorosa da Corregedoria Geral da PM. Por isso, não se mostra aceitável qualquer julgamento antecipado, ou que um Oficial seja “coagido” no exercício de sua profissão, sem qualquer apuração dos fatos.

A ASSOF convida o Deputado Wilson Santos ao diálogo construtivo, buscando soluções para os problemas sociais que afligem a população. Repudiamos veementemente qualquer tipo de violência ou ameaça contra policiais e bombeiros militares, que atua diuturnamente na defesa da sociedade e no cumprimento das leis.

A ASSOF não tolera ataques desta natureza à Polícia Militar, instituição centenária e fundamental para a segurança pública de Mato Grosso. As palavras do Deputado se referindo a uma eventual interferência sua na progressão de carreira do oficial que estava a frente da operação de reintegração de posse, tenta fragilizar a Instituição e seu ordenamento jurídico, e ainda estimula o enfrentamento à ordem judicial e a resistência ao cumprimento dela, acirrando ânimos e oferendo riscos a segurança das pessoas envolvidas na ação.

Cuiabá-MT, 13/03/2024

Associação dos Oficias da Polícia e Bombeiro Militar de Mato Grosso