Todos os veículos novos vendidos nos Estados Unidos a partir de 2026 terão que ter capacidade para detectar se o motorista está sob a influência de álcool. A informação é de uma reportagem veiculada na Automotive News. Essa nova exigência faz parte da Lei de Investimento em Infraestrutura e Empregos de US$1 trilhão do presidente Biden que deverá ser regulamentada no próximo ano.
No entanto, a nova regra tem um grande desafio pela frente, que é a falta de tecnologia no mercado que possibilite a sua aplicação prática. Até o momento, apenas uma empresa, a Asahi Kasei, uma companhia japonesa de produtos químicos e eletrônicos, domina a tecnologia necessária para isso. A indústria automotiva como um todo está trabalhando em conjunto com a Asahi Kasei para tornar a tecnologia comercialmente viável o mais rápido possível.
A ideia é que um sensor seja integrado ao veículo sem a necessidade de um novo hardware na cabine. Os motoristas deverão exalar em direção a um dispositivo instalado na coluna de direção ou na guarnição da porta lateral, aguardando uma leitura rápida do teor alcoólico. Em seguida, um algoritmo irá detectar a quantidade de etanol presente na respiração do motorista.