MJSP entrega R$ 18 milhões em equipamentos de proteção respiratória e realiza doação de drones para os Corpos de Bombeiros do Brasil

Repasse é o maior da história e cobrirá integralmente as necessidades dos estados

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) distribuirá, até o segundo semestre do ano, quase R$ 18 milhões em doações de Equipamentos de Proteção Respiratória (EPRs) para os Corpos de Bombeiros do país. O equipamento fornece ar respirável ao agente e é indispensável ao atendimento das ocorrências de incêndios estruturais e urbanos, além de situações de confinamento.

Com essa contratação, a maior da história desse equipamento no Brasil, o MJSP alcança quase 100% das necessidades dos Estados quando se trata de EPR’s.

A distribuição, por Corpo de Bombeiros, seguirá a necessidade diagnosticada de cada corporação, que deve justificar junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) os quantitativos necessários para atender suas demandas operacionais, os quantitativos em estoque e a previsão de aquisição. A entrega deve ser concluída até o fim deste mês.

Para a Diretora do Sistema Único de Segurança Pública (DSUSP), Isabel Figueiredo, as entregas irão ampliar a segurança dos profissionais dos Corpos de Bombeiros. “Estas doações permitirão que os profissionais dos Corpos de Bombeiros atuem de forma mais segura, consequentemente com mais estrutura para atender às demandas, ocorrências e a população de uma forma melhor e eficaz”, analisou.

Doação de drones

Outro investimento para fortalecer os Corpos de Bombeiros Militares é a doação de 54 drones (dois para cada estado) para atendimento de ocorrências de incêndios florestais, buscas terrestres e no mar, dentre outras situações. O modelo adquirido é de última geração, desenvolvido especialmente para uso profissional em diversas áreas, incluindo a Segurança Pública. Com câmera com sensor CMOS de 4/3 polegadas, o equipamento é capaz de capturar imagens em alta resolução e gravar vídeos em altíssima resolução, permitindo uma visão ampla e detalhada das ocorrências.

Além disso, o drone possui autonomia de voo de quase 1 hora e possui um sistema de detecção e evasão de obstáculos em 360 graus, o que aumenta a segurança do operador e evita possíveis colisões. “Os drones são ferramentas que auxiliam na prevenção e no combate a incêndios florestais, além de serem importantes recursos para buscas terrestres e no mar. Com a doação desses equipamentos, esperamos contribuir para o fortalecimento dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados e do Distrito Federal”, concluiu a diretora.

 

 

 

Portal de Notícias MJSP