Servidores compareceram em peso para acompanhar a apresentação das 12 diretrizes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) 2023 voltadas para o fortalecimento do policiamento ostensivo, prevenção e redução dos crimes, em Mato Grosso. A apresentação foi feita pelo secretário, coronel César Roveri, no fim da tarde de quarta-feira (03.05), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT), em Cuiabá.
“Esse evento é muito importante para nós. Fizemos um diagnóstico de como está a Secretaria de Segurança Pública hoje, aonde queremos chegar e quais os encaminhamentos podemos dar para chegarmos ao objetivo comum que segue, logicamente, o determinado pelo governador do Estado, Mauro Mendes, em seu plano de governo. Temos um Plano Estadual de Segurança Pública que está alinhado ao Plano de Governo do Estado de Mato Grosso”, disse Roveri durante a solenidade.
Conforme Roveri, as diretrizes consistem na redução das mortes violentas em Mato Grosso; redução dos crimes contra o patrimônio; combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas, à corrupção e ao estelionato; promoção da prevenção criminal e da cidadania; propiciar a reintegração social e a socialização de pessoas em privação ou restrição de liberdade; e prevenir e combater o crime contra o meio ambiente urbano e rural.
Constam ainda propiciar a melhoria da qualidade de vida no trabalho para os profissionais da Segurança Pública; participar de ações intersetoriais e institucionais bem como promover a participação popular para repressão da violência do crime e da violação dos direitos humanos; agregar valor ao segmento de segurança pública a partir de seus dados; ampliar o desenvolvimento e o compartilhamento de informação e inteligência nas fronteiras pelas organizações da segurança pública; financiar projetos prioritários para a consecução da política de segurança publicado Estado, e implementar agenda de efetividade alocativa da gestão.
“Nós temos vários eixos dentre dessas diretrizes. Nossa ideia e que, já estamos implementando desde janeiro e que nesses quatro meses já temos bons resultados, é o fortalecimento do policiamento ostensivo e, esse fortalecimento, passa por obras, por aquisições de equipamentos, por treinamentos e pela valorização do servidor”, ressaltou o secretário.
Na solenidade, secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Héverton Mourett de Oliveira, apresentou ainda o relatório de transição da atual gestão e reforçou a importância das estratégias elaboradas pela Sesp-MT. “As questões da segurança são de grande importância e preocupação para todos. Este evento é a oportunidade valiosa para entendermos de maneira ampla as propostas e nos envolvermos na execução e apoio às ações da Secretaria”, destacou.
Estiveram presentes ainda na solenidade o comandante geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Correa Mendes; a diretora geral da Polícia Civil, delegada Daniela Silveira Maidel; comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges; diretor da Politec, Rubens Sadao Okada; secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves; secretária adjunta de Justiça, Lenice Barbosa; secretário adjunto de Inteligência, delegado Valter Furtado; secretário adjunto de Administração Sistêmica, tenente-coronel Thiago Vinicius Pinheiro; secretário adjunto de Integração Operacional, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco; presidente do Detran, Gustavo Reis Lobo Vasconcelos, e o presidente da Fundação Nova Chance, Winkler Freitas.
Por Portal de Notícias SESP-MT