Marinha apresenta novo blindado para áreas urbanas

A Marinha do Brasil fechou contrato para compra de 12 unidades de JLTV, veículo criado para os EUA, a ser usado em GLO e missões de paz

Com sistema de fogo automático, as quatro primeiras unidades dos chamados JLTV, sigla para Joint Light Tactical Vehicle, chegaram ao Brasil em 06.03. Os veículos foram adquiridos pela Marinha e podem ser utilizados pelo Corpo de Fuzileiros Navais em missões de paz, operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLOs), assistência humanitária ou apoio à defesa civil.

A apresentação oficial dos carros aconteceu na Fortaleza de São José, no Rio de Janeiro (RJ), em celebração ao 215º Aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). O veículo tático leve articulado, na tradução da sigla JLTV para português, foi desenvolvido pela empresa Oshkosh Defence para as Forças Armadas dos Estados Unidos. Ele é um blindado com alta mobilidade, feito para substituir o Hummer, ainda usado nos exércitos de diversos países.

O JLTV tem quatro versões, sendo uma delas específica para o uso de armas. A versão brasileira receberá estação de armamento com metralhadora .50, MAG 7.62 e lançador de granadas 40 mm. Ele pode ser transportado por alguns modelos de helicópteros e empregado em versões anfíbias.

Seu foco é combinar agilidade com a blindagem antiexplosivos de um tanque leve, de forma a permitir seu emprego em missões em áreas urbanas, sem abrir mão da proteção. Eles foram adquiridos pela Marinha dentro do Subprograma de Meios de Fuzileiros Navais (PROADSUMUS), com custo unitário de aproximadamente US$ 1 milhão, o que representa cerca de R$ 5 milhões.

Até o momento, quatro das 12 unidades compradas pela Marinha para o Corpo de Fuzileiros Navais chegaram ao Brasil. Outros quatro exemplares do JLTV devem chegar no fim deste ano, enquanto o restante deve ser entregue somente em 2024.

 

 

Por METRÓPOLES