Criminosos aproveitam Dia das Mães para aplicar golpes físicos e on-line, mostra Febraban. Veja como se proteger

Período de datas comemorativas costuma ser mais visado pela correria e distração na hora de efetuar compras

Importante data para o varejo e o e-commerce, o Dia das Mães também é uma oportunidade para que quadrilhas especializadas em fraudes se aproveitem da vulnerabilidade de clientes na internet e apliquem golpes. O alerta, feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), ainda reforça que deve haver cuidado com fornecimento de informações pessoais, especialmente em períodos de datas comemorativas.

Nessas épocas do ano, a federação aponta que é comum que criminosos forjem páginas de e-commerce, enviem promoções inexistentes por e-mail, SMS e mesmo por mensagens de WhatsApp. Além disso, a instituição afirma que os fraudadores também operam por meio de perfis falsos que investem em mídia para aparecerem em páginas de buscas e stories de redes sociais.

O diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini, pede que, especialmente nessas épocas do ano, os consumidores fiquem atentos a oportunidades “imperdíveis”.

— Sempre faça as compras em sites conhecidos e pesquise comentários de outros consumidores em sites de reclamações — alerta.

 

Cuidados no pagamento

Já no varejo físico, Volpini aponta que os criminosos acabam aplicando golpes na hora do pagamento, aproveitando a aglomeração e a distração das pessoas nas lojas. Nesses momentos, acabam aplicando o golpe da troca de cartão e o da maquininha de comércio de rua. Funciona assim: o fraudador entrega a máquina para o cliente digitar a senha e, se aproveitando da desatenção, olha a senha digitada.

Para evitar problemas, o diretor aconselha evitar fechar negócio quando o visor da maquininha de cartão estiver danificada porque é importante que o cliente consiga ver ainda se o cartão devolvido após a compra é o seu.

Nesses casos, uma forma de se resguardar pode ser pedir o recibo impresso da transação ou verificar se o valor está correto em mensagem SMS enviada no aplicativo do banco. Se o pagamento for feito via QR Code ou transferência, ressalta que é importante sempre checar o valor e o destinatário do dinheiro.

 

Golpe do brinde

Em alguns casos, também é comum que o golpe ocorra depois da compra. O suposto vendedor entra em contato com o cliente, alegando que teria um brinde ou um presente para entregar, e insiste para que a pessoa o receba pessoalmente.

Brindes como chocolates, bolos e flores até costumam ser entregues, mas os criminosos alegam que são prestadores de serviços e que não sabem informações de quem realmente pediu para fazer a entrega. Nesse momento, pedem o pagamento de uma taxa, feito em uma maquininha com o visor danificado ou que impossibilite ver o preço cobrado na tela.

Outra variação do golpe ainda fala que a vítima teria que fazer uma selfie para receber o brinde, e colocam uma fita isolante no celular ou outra forma que a impeça de perceber que está acessando um aplicativo de banco.

Nesse momento, é feita a autenticação biométrica para uma operação de crédito. A ferramenta de proteção é adotada em vários tipos de operações de reconhecimento.

 

Veja dicas para compras seguras no Dia das Mães

  1. Nunca clique em links, e digite você mesmo o endereço da loja no navegador de internet.
  2. Desconfie de abordagens em que alguém diga que há uma grande oportunidade de compra, pedindo que o pagamento seja feito naquele momento para que o cliente não perca o produto.
  3. Nunca clique em links recebidos em e-mails, mensagens de WhatsApp e pelo SMS. Fique atento ao e-mail do remetente. Empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail, @hotmail ou @terra e entidades públicas sempre usam @gov.br ou @org.br.
  4. Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto. Pesquise a média de preços em vários sites conhecidos.
  5. Sempre use o cartão virtual para realizar compras na internet.
  6. Se for pagar com Pix, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Só após essa checagem detalhada, faça a transferência.
  7. Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída.
  8. Tome cuidado em compras nas redes sociais. O consumidor deve verificar se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores sobre as compras e prazos de entregas.
  9. Nunca use um computador público ou de um estranho para efetuar compras ou coloque seus dados bancários.
  10. Jamais aceite presentes e brindes inesperados, sem saber quem realmente mandou.
  11. Não forneça dados pessoais em links enviados pela internet de supostas promoções e tenha muito cuidado ao preencher cadastros na internet.
  12. Nunca utilize dados pessoais como senha (ex. data de aniversário, placa de carro etc.) ou números repetidos ou sequenciais (ex.: 1111 ou 1234), nem anote senhas em papel, no celular, no computador ou em e-mails.

 

 

Por EXTRA