Período de datas comemorativas costuma ser mais visado pela correria e distração na hora de efetuar compras
Importante data para o varejo e o e-commerce, o Dia das Mães também é uma oportunidade para que quadrilhas especializadas em fraudes se aproveitem da vulnerabilidade de clientes na internet e apliquem golpes. O alerta, feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), ainda reforça que deve haver cuidado com fornecimento de informações pessoais, especialmente em períodos de datas comemorativas.
Nessas épocas do ano, a federação aponta que é comum que criminosos forjem páginas de e-commerce, enviem promoções inexistentes por e-mail, SMS e mesmo por mensagens de WhatsApp. Além disso, a instituição afirma que os fraudadores também operam por meio de perfis falsos que investem em mídia para aparecerem em páginas de buscas e stories de redes sociais.
O diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini, pede que, especialmente nessas épocas do ano, os consumidores fiquem atentos a oportunidades “imperdíveis”.
— Sempre faça as compras em sites conhecidos e pesquise comentários de outros consumidores em sites de reclamações — alerta.
Cuidados no pagamento
Já no varejo físico, Volpini aponta que os criminosos acabam aplicando golpes na hora do pagamento, aproveitando a aglomeração e a distração das pessoas nas lojas. Nesses momentos, acabam aplicando o golpe da troca de cartão e o da maquininha de comércio de rua. Funciona assim: o fraudador entrega a máquina para o cliente digitar a senha e, se aproveitando da desatenção, olha a senha digitada.
Para evitar problemas, o diretor aconselha evitar fechar negócio quando o visor da maquininha de cartão estiver danificada porque é importante que o cliente consiga ver ainda se o cartão devolvido após a compra é o seu.
Nesses casos, uma forma de se resguardar pode ser pedir o recibo impresso da transação ou verificar se o valor está correto em mensagem SMS enviada no aplicativo do banco. Se o pagamento for feito via QR Code ou transferência, ressalta que é importante sempre checar o valor e o destinatário do dinheiro.
Golpe do brinde
Em alguns casos, também é comum que o golpe ocorra depois da compra. O suposto vendedor entra em contato com o cliente, alegando que teria um brinde ou um presente para entregar, e insiste para que a pessoa o receba pessoalmente.
Brindes como chocolates, bolos e flores até costumam ser entregues, mas os criminosos alegam que são prestadores de serviços e que não sabem informações de quem realmente pediu para fazer a entrega. Nesse momento, pedem o pagamento de uma taxa, feito em uma maquininha com o visor danificado ou que impossibilite ver o preço cobrado na tela.
Outra variação do golpe ainda fala que a vítima teria que fazer uma selfie para receber o brinde, e colocam uma fita isolante no celular ou outra forma que a impeça de perceber que está acessando um aplicativo de banco.
Nesse momento, é feita a autenticação biométrica para uma operação de crédito. A ferramenta de proteção é adotada em vários tipos de operações de reconhecimento.
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Por EXTRA