Associação dos Oficiais destaca legado da Polícia Militar em 190 anos de história


Evento realizado na Arena Pantanal marcou a trajetória de dedicação e valorização dos policiais


Assessoria ASSOF

A Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) completou 190 anos de criação e dedicação nesta sexta-feira, 5 de setembro. Para marcar a data, uma solenidade de promoção de 983 militares foi realizada na Arena Pantanal. O coronel Sovinski, presidente da Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso (ASSOF-MT), esteve presente para prestigiar este momento tão importante para todos os militares que compõem a PMMT com bravura e suor.

“Hoje, celebramos quase dois séculos de dedicação. São 190 anos de uma trajetória construída com suor, sacrifício e, muitas vezes, com o alto preço do sangue derramado por aqueles que juraram servir e proteger. Como presidente da Associação dos Oficiais, é meu dever, e também meu orgulho, enaltecer o valor da nossa tropa. Oficiais e praças que ao longo da história enfrentaram desafios, superaram adversidades, mantiveram firme o propósito de garantir a ordem e defender o cidadão mato-grossense”, disse.

O presidente também enfatizou a necessidade de refletir sobre o legado histórico que a Polícia Militar vai deixar para os futuros servidores e à população. Para isso, coronel Sovinski afirmou que é preciso investir no fortalecimento da união, ética, disciplina e reconhecimento dos militares.

O secretário de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), coronel César Roveri, ressaltou que a segurança da população é uma prioridade para o Estado. Ele também afirmou que valorizar os servidores é essencial para mantê-los motivados, fazendo com que continuem se dedicando ao ofício. 

“Hoje nós temos servidores reconhecidos e motivados para defender o cidadão de Mato Grosso, essa é a nossa obrigação, esse é o nosso dever. Realmente é um sacerdócio trabalhar na segurança pública e eu tenho certeza que todos esses homens e mulheres fazem isso com muita vontade, fazem isso realmente com amor, porque gostam do que fazem. Eles dedicam a vida para defender o próximo”, contou.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, parabenizou todos os promovidos e destacou que é uma honra comandar e servir ao lado de uma corporação tão dedicada.

Foram promovidos 888 praças, 27 novos subtenentes, 384 primeiros-sargentos, 164 segundos-sargentos, 294 terceiros-sargentos e 19 cabos. Entre os oficiais, foram promovidos 29 segundos-tenentes e 55 majores e um tenente-coronel.

Entre os promovidos, estão os 10 novos coronéis da PMMT: Anderson Luiz do Prado, Ernesto Xavier de Lima Junior, Fernando Francisco Turbino dos Santos, Gibson Almeida Costa Junior, Jordan Espíndola dos Santos, Manoel Bugalho Neto, Ricardo de Almeida Mendes, Sara Cristina da Silva Borges, Sávio Pellegrini Monteiro, Waldiley Alencar Taques do Valle Junior.

A coronel Sara, promovida na solenidade, destacou que é uma honra chegar ao último posto e defender a Polícia Militar. Ela também contou que teve grandes líderes e comandantes que contribuíram com a sua formação. 

“É uma satisfação, um prazer de estar coroando a minha carreira. A Polícia Militar sempre foi um ambiente muito respeitoso, uma instituição que me acolheu e me deu tudo que eu tenho e o que eu sou hoje como profissional. Então, o que eu tenho que dizer para quem está entrando agora é para honrar essa farda”, declarou.

O coronel Bugalho também comentou a realização de ter sido promovido no dia em que a PM completa 190 anos. “Fico muito satisfeito em ser promovido no mesmo ano em que a PM completa 190 anos. É emblemático, já que este é o nosso número de emergência. É uma festividade tão grande, é a realização de um sonho de vários policiais. É uma satisfação completa hoje”, disse.

O evento solene contou com a presença do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado. Em discurso, ele parabenizou a PM e disse que a corporação mato-grossense é uma das mais eficientes do Brasil. O governador Mauro Mendes não esteve presente por estar internado em São Paulo, e com isso o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, o representou no evento. Também estiveram presentes o senador Wellington Fagundes, deputado federal Coronel Assis, deputada federal Coronel Fernanda, prefeito de Cuiabá Abilio Brunini e diversas outras autoridades estaduais e municipais. Muitos oficiais veteranos também estiveram prestigiando as 983 promoções de militares.